Ao pensar na alimentação dos animais de estimação, é comum ter algumas dúvidas sobre o que o pet pode ou não comer. Alguns tutores tendem a acreditar que oferecer somente ração para cães e gatos pode ser enjoativo para o animal e até mesmo fazer com que eles percam o interesse em se alimentar. Entretanto, é preciso entender que, ao optar por variar a ração com uma alimentação natural, alguns alimentos são extremamente perigosos para os animais de estimação.
Por isso, antes de apenas oferecer qualquer tipo de alimento aos pets, é importante saber se aquilo é seguro ou não. Isso porque é corriqueiro acreditar que se determinado alimento não oferece risco para os humanos, ele também será seguro para o animal. Porém, além do organismo ser completamente diferente, as características fisiológicas e o metabolismo também divergem e, na prática, alguns desses alimentos podem ser tóxicos ao pet.
Dessa forma, preparamos um guia para que você entenda os motivos e perigos em oferecer esse tipo de alimentação.
Qual o perigo?
O grande perigo de alguns alimentos está em suas substâncias que, embora sejam seguras aos humanos, são extremamente perigosas para os animais de estimação. Esses alimentos apresentam uma toxicidade específica que ataca diretamente os pets, causando alguns problemas de saúde e reações imediatas.
Além disso, alguns desses alimentos podem desencadear reações alérgicas no animal. Em muitos casos, eles não apresentam riscos toxicológicos, mas podem contar substâncias a que determinados bichinhos tendem a ser mais sensíveis.
Chocolate
Há muitas dúvidas se o chocolate faz mesmo mal para os animais. E a resposta é sim! O chocolate é um perigo para os pets justamente por conter algumas substâncias em sua composição que atacam o organismo do animal.
Como resultado da ingestão do chocolate, os animais podem apresentar vômitos, diarreia, aumento do ritmo cardíaco, tremores e convulsões.
Cebola e outros condimentos
Ao oferecer carnes magras para o pet, como frango, por exemplo, que não apresenta perigo ao animal, certifique-se de que o alimento não possui condimentos. Cebola crua ou cozida, alho, alho-poró e cebolinha são um risco à saúde do animal.
Esses condimentos podem causar problemas celulares no pet, assim como perturbações digestivas, aceleração cardíaca e aumento do ritmo respiratório.
Frutas
Por mais saudável que seja para os humanos, algumas frutas são perigosas para os animais. A uva, por exemplo, é extremamente tóxica e pode causar danos gravíssimos aos rins, levando até a falência renal súbita.
Vale evitar também algumas outras frutas, como limão, laranja, abacate, pêssego, ameixa, cereja e manga.
Nozes e oleaginosas
Nozes, amêndoas, castanhas e outras oleaginosas são um verdadeiro perigo para cães e gatos. Por serem alimentos pequenos, muitas vezes o animal pode engolir sem os mastigar, o que pode causar asfixia e obstrução intestinal.
Além disso, como falamos até aqui, esses alimentos também são tóxicos e podem causar fraqueza, vômitos, tremores e hipertermia nos animais de estimação.
Alimentos seguros
Vale ressaltar também que alguns alimentos comuns do nosso cotidiano podem ser servidos aos animais. Frango e carne bovina magra, desde que não tenham pele e gordura, além de salmão e atum, são boas opções de alimentação natural.
Alguns vegetais como brócolis, cenoura, abóbora e ervilha, preferencialmente em pedaços pequenos, também são benéficos por suas fibras, vitaminas e minerais. Caso queira oferecer alguma fruta ao animal, as maçãs, sem semente, possuem antioxidantes e nutrientes que não atacam o pet.
Como é possível perceber, o grande perigo de determinados alimentos é a sua toxicidade, que pode atacar diretamente o organismo dos animais e causar diversos problemas. Caso o seu pet tenha ingerido esse tipo de alimentação, é ideal procurar um médico veterinário o mais rápido possível para oferecer ao seu amiguinho todo o cuidado necessário.
Ademais, vale lembrar de questionar o veterinário quais os alimentos naturais mais indicados para o seu pet, pois determinados portes e raças podem apresentar características diferentes. Com esse suporte, o seu animal de estimação terá uma alimentação mais segura e variada, entre a ração e a comida natural.