Taupo é um dos destinos mais turísticos em qualquer rota pela Nova Zelândia. Conhecida por abrigar o maior lago do país, é uma cidade que você não pode deixar de conhecer. Não faltarão coisas para fazer em Taupo, desde fazer um cruzeiro no lago até se aventurar na Tongariro Alpine Crossing.
Quer passar suas próximas férias na incrível Nova Zelândia? Então acompanhe o guia que preparamos para você!
1- Faça um cruzeiro no Lago Taupo
O Lago Taupo é a alma da cidade, então você não pode sair sem vê-lo de perto. A coisa mais impressionante sobre o maior lago da Nova Zelândia é como ele foi formado. No ano de 186 d.C., foi registrada a mais violenta explosão vulcânica da história, que criou a superfície do lago com 616 km quadrados.
Ao que se sabe, até os romanos e chineses viram o céu escurecer como resultado da explosão. Com uma área equivalente à área metropolitana de Londres, dava para passar alguns dias a bordo para conhecer todos os seus recantos.
Mas existem várias empresas que oferecem cruzeiros no lago por algumas horas. Vale a pena fazer o passeio!
2- Conheça de perto as Cataratas Huka, uma maravilha para ver em Taupo
Nos arredores de Taupo existe uma cachoeira impressionante. O rio Waikato, o mais longo do país, vai de águas cristalinas e tranquilas para violentas cachoeiras. Cerca de 220.000 litros de água caem a cada segundo com uma força avassaladora. Esta é a consequência do súbito estreitamento do rio. Logo acima da queda há uma ponte de onde se pode contemplar a força da água. Observar por alguns minutos a cachoeira é uma coisa essencial a se fazer em Taupo.
3- Estacione no Spa Thermal Park e caminhe ao longo do rio Waikato
Há um estacionamento bem ao lado da ponte Huka Falls, mas você pode estacionar no Spa Thermal Park e fazer uma caminhada de uma hora para ver como o fluxo do rio se transforma. No início do caminho você pode tomar banho com calma, mas depois a água ganha força até chegar nas cachoeiras. A cor esverdeada da água é espetacular.
4- Divirta-se no Huka Falls Jet
Se você não estiver satisfeito em ver a cachoeira do mirante, pode ver em um barco a toda velocidade. Os jatos atingem 80 quilômetros por hora e descem o rio Waikato fazendo curvas a toda velocidade. Eles se aproximam da borda das Cataratas Huka. A viagem leva meia hora, tempo suficiente para dar uma descarga de adrenalina, e é uma atividade cara para se fazer em Taupo, mas vale a pena se você gosta de emoções fortes.
5- Conheça a Cachoeira do Aratiaia
Se você gostou das Cataratas do Huka, não pode perder as Corredeiras do Aratiaia. O rio Waikato desce 28 metros em apenas um quilômetro com uma força impressionante. Isso acontece algumas vezes ao dia, quando são abertas as comportas da barragem usada para gerar energia hidrelétrica.
O horário de funcionamento é às 10h, 12h e 14h. No verão também funciona às 16h. Você pode estar familiarizado com o lugar, pois essas corredeiras foram usadas nas gravações do filme O Hobbit: A Desolação de Smaug.
6- Tente ganhar dinheiro no Desafio Hole in One
Uma das coisas mais divertidas para se fazer em Taupo é testar sua pontaria. A 100 metros da margem do lago existe uma plataforma com três furos. Se você conseguir colocar a bola na bandeira vermelha, você ganha $ 10.000 (quase 30 mil reais). É é simples assim. Na verdade, uma pessoa recebe em média a cada duas semanas. Cada tentativa custa 1NZD e se você tocar na plataforma mesmo que não coloque a bola em nenhum buraco, terá outra chance.
7- Veja como o vidro é moldado no Lava Glass
O artista Lynden Oven cria obras de arte em vidro: esculturas, copos, taças, pratos, etc. Você pode ver como ele molda o vidro em seu estúdio. Uma visita muito legal para fazer em Taupo. A entrada no atelier custa 5NZD (cerca de 15 reais) por pessoa.
8- Entre no McDonald’s mais legal do mundo, algo muito legal para fazer em Taupo
O Taupo McDonald’s é oficialmente o mais legal do mundo. E que tem algumas mesas dentro de um avião. E não é um avião falso, pois ele funcionou para a New Zealand South Pacific Airlines de 1961 a 1966.
A história é super curiosa: quando o dono desse restaurante comprou o terreno, o avião estava estacionado ali há mais de 20 anos e estava incluso no contrato de venda. Então resolveu aproveitá-lo, pintá-lo com as cores da bandeira e montou mesas para 20 pessoas. A cabine ainda está intacta, e é uma maravilha para quem gosta de aviação.
E que tal conhecer a Oceania como um todo? Clique aqui e comece a planejar suas próximas férias!