Para quem deseja fugir da rotina e descansar conhecendo novos lugares, o mundo é cheio de destinos incomuns para viajar e que muitas vezes são pouco visitados pelos turistas.
Pessoas que incluem esses lugares em seus roteiros podem ter experiências únicas, ao explorar culturas pouco conhecidas, enquanto passeiam por cenários paradisíacos e realizam atividades bem diferentes do convencional.
Se você está pensando em fazer uma viagem assim, confira 5 destinos incomuns que separamos para você viajar ainda em 2023. Confira:
#1 Bagan, Myanmar
Bagan é uma cidade que fica localizada às margens do Rio Irrawaddy, no Myanmar, que antigamente era conhecida como Birmânia.
Do século IX a XIII, a cidade foi a capital do Reino de Pagan, sendo também o centro político, econômico e cultural. Nesse período foram construídos mais de 10 mil templos, entre budistas, pagodas e mosteiros.
Atualmente, se encontram na região mais de 2 mil templos que resistiram a todo esse tempo. Por isso, os templos são uma grande atração, já que são muitos e estão espalhados por todos os lados.
Se você vai visitar a região, não pode deixar de passar por algum dos principais templos como Ananda, Dhammayangyi Temple, Shwedagon Pagoda, Thatbyinnyu Temple, Sulamani Temple e Gowdaw Palin Temple.
Mas qual a melhor época do ano para visitar? Dezembro e Janeiro são os meses de maior procura e, por isso, os preços das passagens e acomodações passam a ser mais altos. De uma forma geral, o período ideal para visitar o lugar é entre novembro e fevereiro.
Para se locomover pelos templos de Bagan o viajante pode alugar uma bicicleta ou scooter elétrica, andar de carroça com guia, táxi, transporte público local ou até mesmo balão. Sim, isso mesmo que você leu! Um passeio de balão que dá para ver o pôr do sol e a imensidão das planícies com os seus milhares de templos. Certamente, não pode ficar de fora da sua lista de destinos incomuns para conhecer no mundo.
#2 Batu Caves, Malásia
Batu Caves são cavernas em rochas com mais de 100 metros de altura situadas a 13 km de Kuala Lumpur, que não poderia ficar de fora dos 5 destinos incomuns para viajar no mundo. O principal templo é o Bukit Batu, centenário que foi uma contribuição importante dos imigrantes indianos. Batu Caves é o mais importante Templo Hindu fora da Índia, sendo dedicado ao Deus Subramanian.
Possui 272 degraus que levam até a caverna e garantem uma vista incrível do alto. Apesar do calor e das escadas terem a presença dos macacos, a subida é bem tranquila.
Dentro da caverna o clima é úmido, e o que mais impressiona quem passa pela região é a altura da caverna e a quantidade de templos, além das pinturas nas paredes.
Diariamente cerca de 3 mil pessoas visitam Batu Caves, e na época do festival Thaipusam, que acontece entre janeiro e fevereiro, esse número tende a ser muito maior.
#3 Petra, Jordânia
Petra é um sítio arqueológico localizado no deserto do sudoeste da Jordânia. É um destino fascinante por sua grandiosidade histórica. Atualmente, Petra é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e Patrimônio Histórico da UNESCO.
A história do lugar começou há mais de 3 mil anos atrás, mas foi em 312 a.C. que ela foi colonizada pelos nabateus, povo que estabeleceu as construções em arenito. Eles construíram as suas casas, templos, teatros e túmulos em meio aos cânions e das rochas rosadas. Por isso, o local também é chamado de “a Cidade Rosa da Jordânia”.
Conta com muitos lugares para conhecer e fazer trilhas, como El Khazneh: o Tesouro, Siq, Altar dos Sacrifícios, Teatro, Rua das Fachadas, El Deiro, Monastério e Petra by Night.
Petra é desértica, por isso o clima é quase sempre seco, com extremo calor e sol nos meses de verão e temperaturas muito baixas no inverno. O verão costuma acontecer entre junho e agosto, com temperaturas altas que chegam aos 40 graus.
Já no inverno, que acontece de dezembro a fevereiro, os termômetros chegam a graus negativos com bastante frequência. Ou seja, na região, o clima é bem rigoroso em boa parte do ano.
Para quem deseja fugir dessas temperaturas, o ideal é buscar estações intermediárias, entre os meses de abril e maio ou setembro e outubro. É um dos destinos incomuns mais bonitos dessa lista.
#4 Pai, Tailândia
Pai é uma pequena cidade localizada no norte da Tailândia, que parece ter parado no tempo e onde o turismo em massa ainda não chegou. A marca registrada do lugar é o silêncio, sendo o que mais encanta os turistas que visitam a região.
Mas se engana quem pensa que, pelo fato da cidade ser pequena, não tem nada para fazer nela. Conta com os tradicionais templos, cachoeiras, montanhas, mercados noturnos, meditação, yoga, healing, reiki, além de boa música como jazz e blues.
Sem contar as infinitas opções de comida vegetariana e vegana, pool bar, aulas circenses e workshops de curta e longa duração.
A melhor época para viajar para a Tailândia é entre novembro e abril, Em janeiro é a alta temporada, com os melhores climas, porém, é lotado de turistas e os preços tendem a serem mais altos.
Abril é o mês mais quente do ano, que precede uma temporada de chuvas. Você poderá aproveitar melhor Pai indo no inverno, entre novembro e fevereiro, por exemplo.
#5 Tunísia, norte da África
A Tunísia está situada ao norte da África e faz fronteira a oeste com a Argélia e a leste com a Líbia. O país leva o nome da sua capital, Tunis, cuja origem ainda não é tão clara, mas pode referir-se à raiz berbere de “acampamento”, “deitar-se” ou até mesmo da deusa fenícia Tunit.
O país oferece um pouco de tudo para quem visita, pois é repleto de atrações e de uma riqueza cultural e tanto. É possível visitar as ruínas romanas do século II, na antiga colônia fenícia de Cartago ou, até mesmo, apreciar a arquitetura deslumbrante de Sidi Bou Said e as belas praias e resorts de Hammamet.
O clima na região é dividido conforme a sua extensão territorial, em que ao norte é bem característico do Mediterrâneo, ao centro mais semi-árido e finalmente mais desértico ao sul, coberto pelo Saara.
Os verões costumam ser quentes e secos, enquanto que os invernos são amenos e chuvosos. Já o clima desértico tem alterações de temperaturas ao longo do dia e da noite.
A estação mais procurada pelos viajantes é o verão, que acontece de julho a agosto. Já a primavera e o outono são ideais para o turismo, entre março e junho, ou setembro até o início de novembro.
Por fim, contrate um seguro-viagem!
Agora que você já conferiu 5 destinos incomuns para viajar pelo mundo, não esqueça de contratar o seu seguro-viagem.
Ter um seguro-viagem é essencial para evitar despesas não planejadas e também garantir o ingresso em países em que a sua contratação é obrigatória.