Entenda como o uso de jogos eletrônicos pode se tornar um aliado no momento de ensinar os alunos
O conceito de gamificação no ambiente escolar vem atraindo cada vez mais atenção e destaque dentro dos círculos pedagógicos. Um dos principais fatores para esse aumento de notoriedade é o fato de a pandemia proporcionar um desafio de manter a atenção e o foco dos alunos, seja no ambiente escolar presencial ou online, aliado ao fenômeno geracional de crianças cada vez mais jovens totalmente aptas ao uso de tecnologias digitais.
O que significa gamificação no ensino?
O método consiste basicamente em aplicar elementos presentes em diversos videogames e plataformas de jogos no ambiente escolar, seja como uma forma de auxílio no desenvolvimento, seja no reforço da área participativa e coletiva do grupo de alunos ou mesmo uma forma de ensinar mais atraente, que mantenha os alunos entretidos.
A gamificação pode ser utilizada em qualquer momento do aprendizado do aluno, desde os primeiros passos da alfabetização até a resolução de problemas complexos ou simulação de cenários que envolvem diversas áreas de ensino.
Existem diversos métodos de aplicar o conceito da gamificação, e um bom exemplo muito difundido é o famoso esquema de perguntas e respostas, com rankings e pontuações, que o aluno ou a equipe com mais pontos recebe alguma forma de prêmio.
Mas, além desse, existem outras formas de aplicação do conceito, como a visitação a museus e locais históricos, através de dispositivos de realidade virtual; dessa maneira, é possível transportar os alunos para dentro de uma caravela na Era das Navegações, ou ficar cara a cara com um dinossauro em aulas de biologia.
Benefícios da gamificação
Estudos apontam que o uso recreativo de videogames, quando dosado de maneira a não atrapalhar o restante das atividades do dia a dia, implica no aumento da velocidade cognitiva, relacionamento entre diversas áreas de ensino e estimula o pensamento científico para resolução de problemas.
Além disso, o uso de videogames no ensino ajuda a desenvolver a forma de pensamento coletivo entre os alunos, onde eles podem expor seus pensamentos e teorias para a resolução de problemas ou situações adversas apresentadas pelo professor.
O profissional atua como um fio condutor de ensino, que está ali para auxiliar os alunos a chegarem à conclusão sozinhos, e não simplesmente recitar fórmulas e fatos como um mantra e esperar que os alunos decorem aquelas informações.
Para as instituições de ensino, também existem vantagens em adotar essa metodologia, pois pode trazer um diferencial em relação às outras escolas da região.
Os alunos podem se sentir mais valorizados ao estudar em uma escola que se preocupa tanto com o ensino quanto com a diversão dos alunos e consegue mesclar essas duas áreas, que antes pareciam ser opostas. As escolas que adotam essa metodologia aplicam jogos através de sites ou aplicativos, que podem ser acessados em eletrônicos como notebooks, tablets e até mesmo smartphones.