O serviço doméstico pode ser muito cansativo para a maioria dos indivíduos, principalmente quando uma única pessoa o executa. Tarefas como limpar a casa, preparar refeições e cuidar das crianças podem e devem ser divididas com outras pessoas e aparelhos eletrônicos. Uma máquina lava-louças, por exemplo, pode auxiliar bastante após o preparo das refeições.
Essas tarefas têm o objetivo de deixar o lar mais agradável para todos. Então, por que não dividi-lo com as crianças e o parceiro da casa? Inclusive, quanto mais pessoas auxiliando, melhor ficará para todos. Afinal, com as tarefas concluídas, o tempo de lazer também pode ser dividido. Vamos saber mais?
Como fazer uma lista de tarefas
Todas as tarefas domésticas devem ser listadas e organizadas, das mais leves às mais pesadas. As crianças, por exemplo, podem ajudar arrumando suas próprias camas e tirando os brinquedos do chão ao final do dia. Já o parceiro pode tirar o lixo e fazer as compras do dia a dia.
Existem aplicativos e listas de tarefas domésticas já prontas na internet. Você pode adaptá-las de acordo com a rotina da casa. É importante também deixá-las à vista, como na geladeira ou na porta dos quartos.
Separe em tarefas diárias e semanais
Organizar as tarefas de acordo com os dias da semana é fundamental para criar uma rotina. Geralmente os sábados são para a faxina da casa. Já as compras da semana podem ser feitas às quartas ou quintas, de acordo com as ofertas do mercado mais próximo da sua casa.
Separe também as tarefas diárias e semanais para cada pessoa e coloque em um lugar em que todos consigam consultar. Dessa forma, uma mesma tarefa não será executada duas vezes ou um serviço não ficará sem ser feito.
Discuta antes cada responsabilidade
Todas as tarefas devem ser discutidas com os membros da família. Uma pessoa que estuda e trabalha, por exemplo, pode ficar com um serviço mais leve do que alguém que trabalha em casa. Caso o planejamento e a execução das refeições não possam ser feitos todos os dias, a preparação de marmitas aos finais de semana pode ser uma boa solução.
Essas discussões devem ser feitas de forma justa e imparcial. Caso algum membro da família esteja sobrecarregado, algumas pessoas podem pegar tarefas a mais temporariamente, para ninguém ser prejudicado. Se for de comum acordo, uma diarista pode ser contratada, assim como o serviço de uma lavanderia.
Ajuste o que for necessário
Com o passar do tempo, as tarefas podem ser ajustadas. É importante também dar valor aos trabalhos executados, com agradecimentos e reconhecimento. As tarefas domésticas não são fáceis, mas cada um colaborar individualmente, como lavar seu próprio prato, por exemplo, pode ajudar bastante.
Com as tarefas sendo executadas por todos, elas também serão finalizadas rapidamente. Que tal aproveitar o tempo livre para um programa em família, como uma noite de jogos em casa ou uma tarde com um piquenique no parque? Criar momentos com os entes queridos é uma ótima forma de estreitar os laços familiares.
Observe os resultados
A redução do trabalho doméstico é um esforço que deve ser conjunto. Toda a família tem que ajudar a planejar, organizar e executar as tarefas domésticas. Com o passar do tempo, elas podem ser ajustadas, desde que haja acordo mútuo.
O trabalho em equipe deve ser feito em conjunto para o conforto do lar. Afinal, uma casa limpa e organizada com a ajuda de todos é uma obrigação de todos que moram na casa e não o dever de uma única pessoa.