Com uma variedade tão grande de modalidades, como veremos nos Jogos Olímpicos no meio do ano, é desafiador apontar quais são os esportes mais populares do mundo. Eles fazem parte da cultura e proporcionam emoção e qualidade de vida para os mais diversos povos do planeta.
Um esporte que faz parte da cultura estadunidense pode não fazer o mesmo sucesso na Índia, e isso mostra o quanto o mundo é rico em termos de competição e atividades físicas. Contudo, algumas modalidades se destacam em termos de participação, interesse em jogo de aposta e audiência.
Confira abaixo uma lista com oito dos esportes mais populares do mundo:
Futebol
Impossível não começar esta lista por ele. Com milhões de jogadores e fãs em todos os continentes, o futebol faz parte da identidade de milhões de pessoas. A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) estima que mais de 240 milhões de pessoas jogam futebol regularmente.
Além disso, eventos como a Copa do Mundo atraem uma audiência global de bilhões de telespectadores a cada quatro anos, atraindo até mesmo quem nunca se interessa pelo esporte.
Basquete
O basquete é outro esporte com uma base de fãs considerável em todo o mundo. Originário dos Estados Unidos, o basquete ganhou popularidade internacionalmente, com ligas profissionais estabelecidas em vários países.
Apesar da relevância inegável da NBA (National Basketball Association), a EuroLeague ou a Liga ACB na Espanha também são muito importantes para a modalidade. O basquete é conhecido por sua intensidade, habilidade atlética e espetáculo.
Críquete
Já ouviu falar desse? Embora pouco conhecido aqui no Brasil, a Copa do Mundo de Críquete é uma das maiores audiências do mundo, com tantos espectadores quanto a própria Olimpíada.
Muito desse sucesso se deve à sua popularidade na Índia, que atualmente é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. O Críquete é bem conhecido em países colonizados pela Inglaterra, onde o esporte surgiu. Então ele também é bem popular na Austrália, na África do Sul e no Paquistão.
Tênis
Este talvez seja o esporte individual mais popular do mundo, com forte presença em todos os continentes. Os quatro grand slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) representam o ápice de uma combinação empolgante entre habilidade, resistência e, por que não, drama.
Além dos torneios profissionais, o tênis é amplamente praticado em clubes e academias ao redor do mundo, tornando-se acessível a jogadores de todos os níveis de habilidade.
Atletismo
O atletismo é a forma mais antiga de competição esportiva e continua a ser uma das mais populares. Com uma variedade de eventos, o atletismo é uma plataforma para exibir velocidade, força e habilidade nos movimentos mais básicos do super humano: correr, saltar e arremessar.
Os Jogos Olímpicos é o grande momento da modalidade para um público mais amplo, mas o Mundial de Atletismo e a Diamond League também atrai milhões de espectadores pelo planeta.
Esportes de combate
Por muitos anos, a “nobre arte” do boxe gerou lendas e fãs apaixonados ao redor do mundo. Nos últimos anos, o UFC tirou um pouco desse protagonismo. Nas Olimpíadas, o judô sempre é uma das modalidades mais aguardadas. Existem até os aficionados pela luta livre da WWE, mesmo sabendo que tudo ali é roteirizado.
A verdade é que, independente do formato, os esportes de combate cativa espectadores com seus confrontos emocionantes e competitivos, em uma mistura única entre técnica, estratégia e intensidade física.
Rugby
Outro esporte que não é tão popular no Brasil, mas que conta com uma Copa do Mundo com audiência na casa dos bilhões de espectadores. Com sua mistura de força física, tática e trabalho em equipe, o rugby é um esporte emocionante tanto para jogadores quanto para espectadores.
O rugby é especialmente popular em países como Austrália, África do Sul, Reino Unido, França e Nova Zelândia, que tem o time mais popular do planeta. Você certamente já viu o uniforme icônico dos All Blacks ou a Haka, a performance de origem aborígene que o time realiza tradicionalmente antes de cada partida.
Automobilismo
Mesmo estando com popularidade menor no Brasil atualmente, o maior ídolo esportivo (depois do Pelé) no país foi o piloto Ayrton Senna. Isso mostra a relevância que a Fórmula 1, e o automobilismo como um todo, tem.
A Fórmula 1 ainda possui um público fiel, tal como outras modalidades: a tradicional Fórmula Indy e a centenária 500 Milhas de Indianápolis, a insanidade da Nascar, a modernidade da Fórmula E.
O automobilismo oferece emoção, estratégia, velocidade e tecnologia de forma única. Essas características farão com que ele seja um dos esportes mais populares do mundo por muitas gerações.