Nesse post, imóvel compartilhado: entenda como funciona, você vai entender todo o conceito, quando ele surgiu, como funciona, qual é o seu público-alvo, além dos benefícios que ele proporciona.
Esse estilo de imóvel passou a ser muito procurado principalmente por jovens adultos com o objetivo de fazer uma economia de aluguel, sendo muito comum para aqueles profissionais que estão em início de carreira e não podem gastar tanto.
Então, antes de alugar o seu apartamento em Jaraguá do Sul, confira algumas informações sobre imóveis compartilhados que separamos para você.
O que é imóvel compartilhado?
Eles nada mais são que moradias compartilhadas por em média 3 pessoas que buscam reduzir os custos relacionados ao condomínio, aluguel em si, internet, conta de energia entre outros.
Podemos afirmar que o termo faz referência aos aluguéis de quartos individuais, sendo que o restante da casa é compartilhado em conjunto.
As pessoas que que escolhem esse tipo de imóvel, tem como objetivo garantir além da praticidade, a economia no cotidiano, principalmente aqueles que trabalham ou estudam e precisam cortar gastos para se manter no mês.
Quando surgiu a ideia?
Esse tipo de imóvel surgiu em 1970 com a iniciativa de alguns dinamarqueses que estavam buscando uma forma inteligente, econômica e prática de se viver.
Primeiramente a ideia se deu através da interação entre vizinhos, sendo que a partir disso o conceito foi se desenvolvendo e se espalhando pelo mundo.
Nos dias atuais, esse tipo de moradia é muito difundido na Europa, porém vem se espalhando de forma rápida nas Américas.
Esses imóveis são projetados de forma que funcione perfeitamente no coletivo, sendo assim as áreas comuns dessas casas ou apartamentos são planejadas de uma maneira que facilite o convívio do grupo de pessoas, tornando o cotidiano prático e acessível.
Como funciona esse tipo de moradia?
Nesse tipo de moradia, cada pessoa tem um quarto, porém a sala, cozinha, lavanderia e também o banheiro são espaços que todos compartilham.
Sendo assim, limpar o chão, lavar banheiro e louça, além de organizar todos os cômodos compartilhados é um dever de todos que fazem parte do imóvel, além disso, dividir as contas, além de fazer o controle dos gastos são obrigações de todos.
Dessa maneira, para que tudo ocorra de forma correta, é importante que os integrantes do imóvel façam um planejamento.
É normal nesse tipo de imóvel que as pessoas se reúnam uma vez por semana para discutir todo o funcionamento do planejamento, analisando também se é preciso melhorias.
É importante ressaltar também que as finanças devem ser controladas de forma transparente e o grupo todo deve participar.
Público-alvo
A pouco tempo atrás no Brasil o único público-alvo eram os estudantes e esses são os que mais buscam esse tipo de residência.
Isso pelo fato de que por serem na maioria das vezes sustentados pelos pais, eles buscam formas de economizar o dinheiro mensal que recebem.
Porém esses imóveis que eram buscados apenas por jovens estudantes, estão se tornando tendência para outros públicos como por exemplo, aqueles recém-formados que ingressaram no mercado de trabalho e estão em busca de economizar.
Além do mais, esse tipo de moradia pode ser utilizado por outros públicos-alvo que buscam formas de fazer um controle maior dos gastos mensais.
Benefícios que o imóvel compartilhado proporciona
Estão muito enganadas aquelas pessoas que acreditam que esses tipos de imóveis são bagunçados ou que não tem nenhuma regra.
Além de serem bem organizados, esse tipo de imóvel proporciona várias vantagens, sendo que algumas iremos relacionar agora, confira!
Menos gastos com aluguel e outras contas
Sim, uma das maiores vantagens de ser buscar um imóvel compartilhado é que todas as contas comuns são divididas e isso faz com que se tenha menos gastos com aluguel entre outros custos.
Sendo assim, se você está em busca de economizar para um objetivo maior, como por exemplo comprar um apartamento, essa é uma excelente alternativa.
Compartilhar os mesmos objetivos e morar próximo da faculdade
Geralmente as pessoas que compartilham imóveis possuem os mesmos objetivos, o que irá facilitar o convívio, além disso geralmente esses imóveis ficam perto de faculdades, o que é ótimo para quem quer economizar com gastos relacionados a transportes.
Outra vantagem é o fato de que, ao morar perto da faculdade, você evitará estresse com o trânsito.
Mais tempo e segurança
Pessoas que moram só geralmente perdem muito tempo tendo que administrar algumas questões relacionadas a casa ou apartamento, como por exemplo: varrer, organizar os cômodos, cozinhar e limpar.
Nesses imóveis compartilhados essas tarefas ficam mais leves, uma vez que muitas funções deverão ser divididas.
Além disso, morar com outras pessoas garante uma sensação de segurança, uma vez que na maior parte dos dias você terá alguém que possa te fazer companhia.
Essas são algumas informações relacionadas a imóveis compartilhados que além desses benefícios proporcionam a possibilidade de você conviver com diferentes pessoas.