Ao escolher um imóvel com uma imobiliária em Balneário Camboriú por exemplo ou em outra cidade qualquer, com certeza a segurança dos moradores é um dos principais fatores que devem ser considerados. Nesse sentido, além de observar a localização, iluminação e índices de violência, também é necessário observar o apartamento em si. Portanto, as grades de proteção são itens primordiais, especialmente para quem tem criança ou animal de estimação em casa. Afinal, elas previnem acidentes e tornam o imóvel menos vulnerável.
No entanto, sabemos que não são todas as pessoas que entendem sobre o assunto e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre as grandes de proteção e como elas podem deixar seu imóvel ainda mais seguro. Vamos lá?
Por que é importante investir nas grades de proteção?
É fato que o Brasil é um país com alto índice de criminalidade, com destaque para invasão residencial. Sendo assim, é comum que as pessoas instalem telas e cercas, garantindo maior segurança ao patrimônio e moradores, principalmente quando falamos de janelas mais altas, quando há a presença de crianças, idosos e animais de estimação.
Contudo, é importante ressaltar que, independente do nível do piso, é importante proteger todas as janelas do imóvel. Com isso, roubos e intrusões são mais difíceis de se concretizarem.
Da mesma forma, devemos lembrar que quem tem crianças ou pets, a segurança também é maior, pois evita acidentes nas janelas e fugas por parte dos animais.
Grade ou tela de proteção?
Uma das dúvidas mais comuns na hora de realizar a instalação da proteção em casa é sobre os materiais necessários e a diferença entre grade e tela de proteção. É importante deixar claro que quando falamos em segurança, as duas opções são capazes de proteger janelas e varandas, mas cada uma possui suas próprias características.
Por exemplo, as telas de proteção de silicone ou nylon são mais recomendadas para apartamentos. Elas são instaladas para evitar acidentes graves, mas como são feitas com esses materiais, elas podem ser cortadas facilmente com uma tesoura ou faca. Portanto, para quem tem criança em casa, é importante ter em mente esse ponto.
Agora, quando falamos em uma grade de proteção, ela é mais resistente e durável. Inclusive, ao utilizar esse tipo de material, a instalação é bem simples, garantindo a segurança das crianças e que os animais fiquem dentro de casa. Além disso, caso opte pelas grades de ferro, é necessário contar com a ajuda de um serralheiro ou profissional especializado, a fim de obter o melhor resultado.
O que considerar na hora de instalar as grades de proteção?
Quando falamos em apartamentos, as janelas possuem posições e dimensões já padronizadas, garantindo uma instalação mais fácil e proteção. Já para casas ainda em construção, é importante que os responsáveis atentem-se para o entorno do imóvel, sua proximidade com a rua, movimento de pessoas na região, etc. Com isso, o imóvel fica mais seguro desde o momento em que é construído.
Outro ponto importante é o tamanho da janela. Por mais que opções maiores sejam excelentes para maior entrada de luz e ventilação natural, elas não podem permitir que pessoas de fora vejam o interior do imóvel.
Sendo assim, todos esses detalhes irão influenciar na hora de escolher o tipo de proteção mais adequado para sua janela, assim como o tipo de instalação e material da grade.
Benefícios da grade tela de proteção
A grade de proteção garante maior segurança para a casa e seus moradores, evitando ainda a entrada de intrusos, visto que são mais resistentes e duráveis em qualquer época do ano. Inclusive, em casos de grades soldadas, elas podem ser usadas para cercar e propriedade, sendo uma alternativa bastante interessante.
Já quando falamos na tela de proteção, ela é uma alternativa à grade. Com valor mais baixo quando comparado com o outro modelo, elas também facilitam em situações de resgate. Afinal, os bombeiros conseguem rasgar a tela facilmente em casos de incêndio, por exemplo. Por outro lado, esse é um material mais frágil às ações do tempo e, justamente por isso, é importante realizar uma manutenção mais frequente. Além disso, são muito indicadas para quem tem animais de estimação em casa ou apartamento.
Tela ou grade de proteção?
Antes de tomar a decisão, é primordial que você analise todo o imóvel, considerando os pontos que citamos anteriormente. Nesse sentido, não existe uma opção melhor do que a outra, mas sim aquela que mais irá atender às suas necessidades, preferências, orçamento e perfil.
A boa notícia é que você irá encontrar no mercado as mais diferentes opções disponíveis, com opções padronizadas e personalizadas. Com isso, poderá escolher qual é a mais interessante para você. Mas, independentemente de qual for a sua opção, é primordial que a empresa contratada ofereça garantia e nota fiscal de serviço, assim como possua algum tipo de certificação de qualidade e treinamento para seus funcionários.