Poucos eventos são tão proveitosos e gostosos de fazer como um churrasco em casa. É a ocasião perfeita para encher o seu frigobar com bebida gelada, comprar carnes de qualidade, caprichar nos acompanhamentos e convidar os amigos e a família para um momento de muita diversão, descontração e companheirismo.
Entretanto, a maioria das pessoas associa o churrasco a uma casa. Realizar essa proeza em um apartamento, por outro lado, não é tarefa tão simples, já que o espaço geralmente é menor e os apartamentos não contam com uma área aberta, como as casas costumam ter. Então, será que quem mora nessas condições não pode aproveitar para fazer um churrasco? O que pode ser feito para desfrutar desse momento mesmo em um apartamento? Confira algumas dicas do que fazer no texto a seguir.
Conheça as normas do condomínio
Antes de mais nada, é importante saber, primeiro, se você pode fazer um churrasco no seu apartamento. Afinal, quem mora em prédio ou condomínio deve respeitar as regras de convivência com os demais moradores, sendo que o churrasco é sinônimo de fumaça e barulho.
Mas é proibido fazer churrasco nesse local? Não existe nenhuma lei específica que proíba a realização do churrasco na varanda do apartamento. Entretanto, cada condomínio tem seu próprio conjunto de regras, sendo que, em alguns deles, um evento como esse acaba sendo proibido. Portanto, para evitar dor de cabeça para você e os demais, verifique quais são as regras vigentes antes de comprar as carnes.
Providencie um lugar arejado
Se tudo estiver liberado, hora de pensar no lugar em que você fará o churrasco. E é fundamental que o local escolhido seja arejado, com boa ventilação de ar. Se ele for aberto, como uma varanda, então você não terá problemas com a fumaça, podendo posicionar sua churrasqueira e frigobar nesse espaço.
Agora, se o seu apartamento for fechado, é necessário investir em um climatizador ou coifa para que a fumaça não estrague o evento. Uma dica valiosa para atenuar essa questão é utilizar mais plantas na sua decoração, uma vez que elas ajudam a purificar o ar e tornam o ambiente mais fresco e agradável.
Preste atenção ao tamanho e tipo de churrasqueira
E qual seria a melhor churrasqueira para se ter em um apartamento? Não há uma resposta certa para isso, já que a melhor churrasqueira é aquela que atende às suas necessidades. A boa notícia é que existe uma diversidade de modelos disponíveis, como tradicional, elétrica, a gás, portátil, rotatória, entre outras.
Independentemente do exemplar escolhido, tenha em mente sempre qual é o espaço disponível no seu apartamento. Isso porque não adianta ter um determinado modelo preferido, mas ele for incompatível com o espaço da sua moradia.
Utilize os equipamentos adequados
Para preparar um churrasco delicioso para os seus convidados, um diferencial importante é saber utilizar os utensílios corretamente. Isso inclui todos aqueles equipamentos básicos para o churrasco, como facas, espetos e tábuas, como outros, como um frigobar para as bebidas, além de pratos, copos e talheres.
Se você mora em um apartamento com varanda, pode ser mais interessante utilizar uma churrasqueira que possa levar carvão. Entretanto, lembre-se sempre dos cuidados em relação à fumaça, já que nenhum vizinho merece ter seu espaço invadido por ela. Se perceber que isso pode ser um problema, considere a churrasqueira a gás, verificando antes se há a possibilidade da instalação dela na sua varanda.
Já para quem não tem varanda no apartamento, o desafio é maior — mas nada é impossível. As churrasqueiras elétricas ou mesmo o grill são ótimas alternativas para preparar as carnes, sem abrir mão da qualidade e do sabor. Tanto que algumas churrasqueiras elétricas podem ser embutidas na cozinha, o que permite aproveitar ainda melhor o espaço.