Os dados são impressionantes: segundo levantamento realizado pelo Radar Febraban em junho de 2022, 31% dos 3000 entrevistados já tiveram seu cartão clonado. Diante de números tão alarmantes, é preciso destacar a importância das boas práticas de segurança para cartões de crédito.
Veja nesse texto o que você precisa saber para evitar que seu cartão seja clonado. Além disso, explicamos como identificar esse golpe e como proceder caso aconteça. Vamos lá!
O que é cartão clonado?
O golpe do cartão clonado acontece quando criminosos conseguem acessar os dados bancários da vítima, efetuando compras e movimentações financeiras em seu nome. Vale ressaltar que o termo “clonagem” faz referência à antiga técnica golpista de duplicar o cartão físico da vítima.
Ao criar um “clone” do cartão, consegue-se efetuar saques da conta bancária. Atualmente, as estratégias de clonagem se adequaram à transformação digital dos empreendimentos comerciais, sendo que a maioria das modalidades de golpes acontece em âmbito virtual.
Como um cartão é clonado?
Para se prevenir contra esse tipo de fraude, confira agora algumas das estratégias criminosas de golpe do cartão clonado.
Máquinas de cartão fraudulentas
Trata-se da mais tradicional forma de clonagem de cartões físicos, na qual são utilizados dispositivos propositalmente modificados. O cartão físico da vítima é “escaneado” após ser inserido para o pagamento e as informações são copiadas para o uso indevido.
Caixas eletrônicos adulterados
Outra antiga estratégia de clonagem é o “skimming”: nos caixas eletrônicos, são instalados teclados falsos, microcâmeras e aparelhos conhecidos como “chupa-cabras”. O objetivo é coletar as informações e senhas de todos os cartões inseridos naquele caixa em específico.
Compras em sites falsos
Desde plataformas de lojas inexistentes a páginas falsas de estabelecimentos reais, existem inúmeras abordagens com sites falsos. Quando algum cartão é cadastrado para o pagamento, os criminosos utilizam as informações para promover compras e saques indevidos.
Acesso em sites com vírus
Muitas vezes, os dados de cartão são roubados por meio de mensagens e e-mails contendo links fraudulentos. Depois que a pessoa clica, esses endereços eletrônicos automaticamente permitem a instalação de arquivos maliciosos que copiam todas as informações pessoais salvas no computador ou celular. Caso a vítima tenha salvo o cartão, também será copiado.
Como saber se meu cartão foi clonado?
O primeiro sinal é o aparecimento de movimentações financeiras desconhecidas. Por exemplo, pode-se identificar no extrato a existência de compras, transferências e saques que não foram realizados pelo titular da conta.
Detectar a clonagem do cartão rapidamente é essencial para impedir grandes estragos na conta bancária. Para isso, recomenda-se a utilização de aplicativos digitais para o constante monitoramento da conta.
O que fazer quando o cartão é clonado?
A partir do momento em que você percebe que foi vítima de um golpe, é preciso tomar as seguintes ações:
- Faça imediatamente o bloqueio do cartão
- Revise seu extrato bancário recente para identificar quais foram os prejuízos
- Entre em contato com sua instituição financeira para sinalizar o ocorrido e solicitar um novo cartão
- Caso necessário, também sinalize a operadora do cartão sobre o golpe
- Registre um Boletim de Ocorrência para formalizar sua denúncia.
Seu banco, então, vai avaliar todas as informações cedidas para ressarcir o dinheiro roubado.
Como evitar que meu cartão seja clonado?
Apesar do grande aprimoramento das estratégias de segurança dos cartões físicos e virtuais, a incidência do golpe da clonagem ainda é alta. Desta forma, é preciso seguir algumas medidas protetivas, como:
- Fazer compras em sites confiáveis: dê preferência às plataformas comerciais mais reconhecidas e confira se a conexão é segura
- Usar o cartão virtual em compras online: as chances de sofrer golpes são reduzidas com a numeração temporária
- Prestar atenção no aspecto da maquininha de cartão: evite fazer pagamentos em dispositivos com aparência suspeita
- Não clicar em links duvidosos: não dê atenção a e-mails e mensagens apelativos que contenham redirecionamentos suspeitos.
Lembre-se também de acompanhar constantemente as movimentações bancárias pelo aplicativo digital do banco ou fintech. Além de identificar imediatamente as tentativas de golpe, você garante melhores hábitos de controle financeiro.Como resultado, é possível manter um perfil de gastos que permita facilidades bancárias, como aprovar cartão de crédito. Coloque em prática nossas dicas e mantenha a sua saúde financeira!