Aprender a usar os materiais de limpeza e os equipamentos adequados na hora de limpar as persianas é fundamental para reduzir o esforço e otimizar o tempo. Embora esse tipo de cortina seja ideal para reduzir a claridade dos ambientes, elas acumulam poeira e precisam ser limpas de forma periódica.
Elaborar uma rotina é importante para evitar que a sujeira se acumule e ao mesmo tempo preservar a saúde das pessoas que frequentam o espaço. Uma vez que são comuns as crises alérgicas. Sem falar, no mal estar físico resultante dessa situação.
Além disso, é importante considerar o tipo de material da persiana, pois alguns deles como o tecido e a madeira não podem ser molhados. O primeiro requer tratamento especializado por profissionais e o segundo apenas uma toalha mágica para retirar as sujidades.
Para ajudar você a limpar as persianas de forma adequada, preparamos algumas dicas que farão a diferença na sua rotina. Leia com bastante atenção!
3 dicas para limpar persianas de forma fácil e eficaz
1. Escolha os produtos de limpeza adequados
Quando se fala em limpeza de persianas temos a ideia de que basta passar um pano úmido e problema já estará resolvido.
No entanto, é importante analisar o tipo de sujidade e a frequência das ações de limpeza. Pois, quanto mais demoradas, maior é a intensidade da sujeira e a dificuldade para retirar.
Sendo assim, avalie bem as cortinas para saber qual o tipo de sujeira deve ser retirada. Para remover apenas a poeira leve, acumulada há poucos dias, basta umedecer a toalha mágica em água e passar nas persianas.
Porém, se perceber que há acúmulo de diferentes tipos de sujeiras é importante escolher produtos de limpeza adequados para cada uma delas. Bem como os acessórios certos para deixar as persianas impecáveis.
A escova limpa grades e persianas de microfibras é bastante útil, pois não causa danos nas peças e ainda assim promove uma limpeza eficaz. Um produto com ação desengordurante vai ajudar a remover as sujeiras mais resistentes de forma segura e eficaz.
A água com sabão neutro é uma boa opção na hora de limpar as persianas, se as sujidades encontradas forem brandas. Após molhar a tolha mágica em um balde com água e sabão, esfregue a persiana para retirar a sujeira e depois enxágue para retirar os resíduos. Deixe a cortina secar.
2. Estabeleça uma periodicidade
Não importa onde as persianas estão instaladas, é fato que elas se sujam, seja em maior ou menor intensidade. Por isso, para evitar que elas acumulem sujeira difícil de remover, é fundamental elaborar um planejamento de limpeza.
Após avaliar bem o ambiente em que a cortina está instalada é possível ter uma noção de como a sujeira se acumula. Além disso, é mais fácil saber também o tipo de sujidade.
Crie um cronograma de limpeza e seja fiel. Dessa forma, a sujeira não vai se acumular e suas cortinas ficarão bonitas e terão maior tempo de vida.
3. Divida a limpeza das persianas em 3 fases
A primeira fase deve ser a retirada do pó. Você pode fechar as cortinas e retirar o pó com uma toalha mágica seca ou mesmo uma escova de cerdas macias. É importante usar luvas e máscaras nesse momento, para que os resíduos não provoquem reações alérgicas.
Se as persianas forem de PVC ou algum material mais resistente você poderá usar até mesmo um aspirador de pó para ajudar na remoção da poeira.
A segunda fase é remover a sujeira mais resistente. Você deverá escolher se será apenas com o uso de uma toalha mágica umedecida em água pura ou água com sabão ou se terá que usar algum produto mais potente com o desengordurante.
É importante começar a limpeza de cima para baixo. Sendo assim, se cortina persiana estiver instalada em lugar mais alto, use uma escada para subir e certifique-se de estar seguro para evitar acidentes.
Seja na posição horizontal ou vertical é fundamental começar a limpar de cima para baixo, obtendo assim maior eficácia nos resultados.
Persianas de alumínio requerem atenção especial, pois ao final da higienização precisam ser devidas secas com uma toalha mágica, pois quando secam de forma natural ficam manchadas e resultam numa superfície feia, com o aspecto de que não foi devidamente limpa.
No entanto, se as persianas forem de tecido, é preciso retirar periodicamente e solicitar que uma empresa especializada faça a higienização. Dessa forma, ela vai durar muito mais tempo.
Conclusão
Não há como negar que além da funcionalidade, as cortinas persianas dão um charme a mais no ambiente, por isso, precisam ser cuidadosamente higienizadas.
Certamente, seguindo das dicas apresentadas nesse texto o processo de limpeza será muito mais fácil e você terá em seu espaço as cortinas sempre limpas. Contribuindo assim para um ambiente muito mais confortável.