O tipo de rima utilizado em um poema pode mudar por completo a sua sonoridade. Na poesia, existem três tipos principais de rima: a rima fonética, a rima por posição e a rima de valor. Mas, cada um deles tem subtipos específicos também.
A rima é uma repetição, que pode ser por som, por sílaba ou por classe de palavras combinadas, e constitui um recurso estilístico para a poesia. E como vamos ver nesse artigo, há diferentes formas de rimar.
Acompanhe.
Tipo de rima: fonética
É a rima que se forma através de dois sons que se combinam. Além disso, a classificação da rima fonética em subtipos leva em conta as sílabas que são combinadas. Confira:
- Rima perfeita: as sílabas combinadas produzem sons completamente equivalentes. Ex.: solidão e coração, frio e vazio;
- A Rima imperfeita: tem uma sonoridade muito similar entre as sílabas mas elas não correspondem exatamente. Ex.: cresci e ouvi;
- Rima toante: acontece através da combinação de sons vocálicos. Ex.: pálida e lágrima;
- A rima aliterante: acontece através da combinação de sons consonantais. Ex.: fez e faz.
Rima por posição
O tipo de rima por posição acontece conforme a distribuição das palavras que se combinam para rimar na poesia, seja no verso ou na estrofe. Portanto, também a rima por posição também é classificada em diferentes subtipos:
- Rima interna: ocorre quando as palavras que rimam estão no mesmo verso;
- A rima externa: ocorre entre dois versos distintos e costuma estar no final de cada frase;
- Rima intercalada: quando as rimas se combinam entre o primeiro e o quarto verso de uma estrofe, com duas rimas intercaladas no segundo e terceiro verso;
- A rima alternada: ocorre quando as rimas são posicionadas sempre em versos ímpares. Por exemplo, o primeiro verso rima com o terceiro, o segundo rima com o quarto, e assim se segue;
- Rima misturada: as sílabas que compõem os vocábulos que rimam são dispostas de forma aleatória no poema;
- A rima emparelhada: ocorre quando a rima é posicionada no primeiro e segundo verso, e no terceiro e quarto verso. Ou seja, o primeiro faz rima com o segundo e o terceiro com o quarto:
- Rima encadeada: É aquela em que os vocábulos que rimam estão posicionados em estrofes diferentes. Ou, quando as palavras que rimam se situam no meio de um verso, e no final de outro, e assim sucessivamente.
Tipo de rima: valor
A rima de valor, como o nome indica, é uma atribuição de valor às rimas de uma poesia conforme a classe de palavras que se combinaram. E possui dois subtipos, como vemos a seguir:
- Rima pobre: é considerada como tendo menos valor, pois é elaborada com palavras da mesma classe, o que é mais simples de fazer. Por exemplo, rimas feitas entre dois verbos ou dois substantivos.
- A rima rica: é elaborada com palavras de diferentes classes gramaticais, por exemplo, um substantivo mais um verbo.
Dicas finais
Você pode entender melhor os diferentes tipos de rimas lendo poemas e tentando identificar qual a forma de rimar utilizada. Afinal, nada melhor para aprender do que estudar e praticar.
Ainda tem dúvidas sobre o tipo de rima? Comente!