O drywall foi criado em 1898 nos Estados Unidos e foi responsável por transformar a construção civil. Atualmente, as chapas de drywall são muito mais tecnológicas e tornaram-se uma solução arquitetônica muito prática, facilitando e muito a vida de quem quer comprar um imóvel com a imobiliária. Isso porque, elas permitem transformar ambientes sem a necessidade de realizar grandes reformas, algo que nem sempre é permitido em apartamentos, por exemplo.
No entanto, ainda que estejam em alta no mercado, não é todo mundo que conhece, de fato, seus benefícios e como pode ser utilizado. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar tudo o que você precisa saber sobre drywall. Este conteúdo foi desenvolvido em parceria com a imobiliária em Bragança Paulista Poesia Imóveis, com base nas necessidades de seus clientes.
O que é e para que serve o drywall?
Em resumo, o drywall é um sistema de construção a seco, visto que utiliza pouca ou nenhuma água e oferece muita praticidade à obra. O material é industrializado e pronto para uso, permitindo uma construção mais limpa e organizada, pois não existe a necessidade de argamassa ou outros materiais.
Sendo assim, é uma solução bastante versátil servindo para divisão de espaços, isolamento acústico, para embutir iluminação e até mesmo a montagem de móveis e nichos.
Características e vantagens do drywall
O drywall é composto por uma camada central de gesso e aditivos revestidos por duas lâminas de cartão duplões. Sendo assim, o gesso fornece resistência à compressão e o cartão à tração, fazendo com que o material seja altamente resistente.
Para realizar a construção de paredes e forros, as placas de aço galvanizado sustentam os perfis fixados com parafusos, utilizando-se de massas e fitas para o acabamento.
Vantagens do drywall
As chapas de drywall são muito vantajosas para a construção, oferecendo uma economia de mais de 50% em projetos de renovação e construção. Além disso, é possível personalizá-las com acabamentos como cerâmica, pastilhas, pintura, textura e madeira. Outras vantagens do material são:
Rapidez na instalação
Essa é uma das principais vantagens do drywall, permitindo montar até 30 metros quadrados de parede em apenas um dia. Além disso, o próprio dono do imóvel pode realizar a instalação posteriormente, com ferramentas e materiais adequados. Além disso, permitem esconder a fiação elétrica e hidráulica com facilidade.
Obra limpa e organizada
Outro ponto importante é que, como falamos, o material é feito por meio de um processo seco e por serem placas prontas, garantem uma obra muito mais limpa e organizada. Afinal, não será necessário enfrentar o quebra quebra e as dores de cabeça da alvenaria.
Isolamento térmico e acústico
O preenchimento interno com gesso das placas de drywall oferece uma grande vantagem para o material em relação ao isolamento termoacústico, sendo mais eficiente que a alvenaria convencia. Além disso, para aumentar o desempenho é possível incluir ainda lã de rocha ou vidro entre as chapas.
Baixo custo
Por fim, o drywall possui ótimo custo-benefício, pois além de ser uma alternativa bonita e prática, também ajuda na economia. Afinal o material e instalação têm custo mais baixo do que outros tipos de parede. Além disso, não há necessidade de rebocos e outros acabamentos.
Como usar drywall no imóvel?
O Drywall pode ser utilizado de diferentes formas no imóvel, sendo uma solução versátil e indicada principalmente para otimizar os ambientes, tornando os espaços mais amplos e funcionais.
Sendo assim, uma das formas mais comuns de usar o material é como divisória, especialmente quando falamos de imóveis pequenos. Isso porque, com a instalação desse elemento para separar o quarto da sala, por exemplo, você consegue aproveitar melhor o espaço e não perde a sensação de amplitude. Isso porque, as divisórias de drywall ocupam menos espaço que uma parede de alvenaria tradicional.
Vale ressaltar que enquanto as paredes de alvenaria pedem uma espessura mínima de 15 a 20 cm, as paredes de drywall podem ter apenas 7,5 cm. Portanto, como falamos, a economia de medidas é útil especialmente em ambientes compactos.
Mas, além disso, esse material oferece maior flexibilidade para os projetos, pois a divisória pode ser facilmente removida ou reconfigurada, sem a necessidade de grandes reformas ou destruição de paredes.
A parede de drywall também pode receber nichos, prateleiras e armários, visto que é bastante resistente, permitindo dar um novo visual aos espaços, sem precisar realizar grandes reformas.
Outra opção ainda para usar o drywall no imóvel é por meio da iluminação embutida, visto que a placa pode ser instalada no teto. Essa também é uma ótima solução para ambientes compactos. Isso porque, os spots de luz embutidos ajudam na sensação de amplitude. Além disso, os spots direcionados destacam elementos específicos do ambiente, criando pontos focais e tornando o local mais atraente e interessante.
Então, agora que você conhece mais sobre o drywall, suas vantagens e como usá-lo em seu imóvel, já pode contratar profissionais especializados para criar seu projeto.